Livro Digital Manutenção Automotiva – Teoria e Prática

Livro Digital - Manutenção Automotiva – Teoria e Prática – Motor – Vol.1

O livro Manutenção Automotiva – Teoria e Prática Motor – Vol.1 é o primeiro de uma série de livros relacionados à manutenção automotiva do Engenheiro Mecânico George Luckwü, que se propôs a escrever um manual prático da realização dos principais serviços realizados em motores, abordando a teoria necessária para diagnosticar e compreender os diferentes tipos de motores.

Este livro é um produto de compra única, isso significa que ao adquirir você receberá gratuitamente todas as atualizações futuras, como motores diesel e elétricos uma vez que esse livro e refere-se ao MOTOR, você ainda poderá reportar todas as sugestões diretamente ao seu autor, não é ótimo?

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Conteúdo do Livro

Descrição

O livro de Manutenção Automotiva tem como o principal propósito ser um manual prático para o mecânico, sendo uma valiosa fonte de conhecimento prático e teórico sobre motores que equipam os veículos.

As principais vantagens em adquirir este produto são:

  1.     Material excelente custo/beneficio
  2.     Informações claras e conteúdo bem ilustrado
  3.     Atualização sem custo
  4.     Contato facilitado ao autor
  5.     Aborda os principais conceitos teóricos aliados a procedimentos práticos.

Aqui encontra-se as principais informações encontradas neste material e no final pode-se encontrar nossas politicas quanto ao produto.

Número total de páginas: 206 páginas.

Sumário

SEÇÃO – COMO A MÁGICA ACONTECE

– MOTOR
– Tipos de Motores a Combustão
– Motores a combustão externa
– Máquina a vapor
– Máquina de Stirling
– Motores a combustão interna
– Admissão
– Compressão
– Expansão ou Combustão
– Exaustão
– Principais tipos de motores a combustão interna
– Motor de Ciclo Otto
– Motor de Ciclo Diesel
– Motor de Wankel
– Motor de Ciclo Brayton

SEÇÃO – MOTOR À COMBUSTÃO INTERNA

– BLOCO
– Características do Bloco
– Posição do bloco no veículo
– Posicionamento dianteiro
– Posicionamento na traseira
– Posicionamento longitudinal
– Posicionamento transversal
– Quanto a disposição dos cilindros
– Motores em linha
– Motores em V
– Motores Boxer
– Características de capacidade volumétrica
– Características quanto à refrigeração
– Características quanto a taxa de aspecto
– Componentes do Motor Alojados no Bloco
– Componentes de potência
– Cilindros
– Riscos nas paredes
– Cilindros ovalizados
– Cilindros trincados
– Pistões
– Cabeça do pistão com excesso de carbonização
– Desgaste na saia do pistão
– Pistões amassados ou trincados
– Pistões furados
– Desgaste nos anéis de segmento
– Bielas
– Árvore de manivela ou virabrequim
– Volante do motor
– Auxiliar na Partida
– Transmissão de Potência
– Conservar energia de Rotação
– Bronzinas
– Selos

– CABEÇOTE
– Componentes Alojados no Cabeçote
– Componentes moveis
– Árvore de cames
– Válvulas
– Molas
– Pratos
– Tuchos
– Balancins
– Componentes fixos
– Tampa de válvulas
– Sede de vávulas
– Guias de válvulas
– Retentor de válvulas
– Retentor de óleo do comando
– Velas de ignição
– Parafusos de fixação
– Polia e engrenagem para correntes
– Ajuste de tensão das correntes ou correias
– Classificação
– Número de válvulas por cilindro
– Quantidade de eixos de comando
– Variação do comando
– Acionamento
– Ajuste de folga

– CÁRTER
– Cárter Úmido
– Pescador
– Cárter Seco
– Bomba de óleo lubrificante
– Cuidados com o cárter e seus componentes

SEÇÃO – SISTEMAS AUXILIARES

– SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO
– Gerenciamento de Ar
– Tomada de ar
– Caixa do filtro de ar
– Filtro de ar
– Duto de admissão
– Corpo de borboletas
– Coletor de admissão
– Sistema de Combustível
– Sistema com carburador
– Injeção monoponto
– Injeção multiponto indireta
– Sistema de Injeção direta

– SISTEMA DE IGNIÇÃO
– Sistema de Distribuidor
– Componentes do sistema de distribuídor
– Distribuidor
– Platinado
– Condensador
– Bobina de ignição
– Velas
– Sistema Estático de Centelha Perdida
– Bobina compartilhada
– Cabos de velas
– Modulo de ignição
– Velas
– Sistema de Bobinas Individuais
– Velas de Ignição – Propriedades e Características
– Tabela de código de vela NGK
– Defeitos nas velas

– SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO
– Componentes do sistema de lubrificação
– Bomba de óleo
– Filtro de óleo
– Canais de lubrificação
– Óleo Lubrificante
– Tipos de óleos lubrificantes de motores
– Classificação de viscosidade dos óleos lubrificantes de motores
– Classificação de qualidade dos óleos lubrificantes de motores
– Aditivos de óleos lubrificantes de motores
– Outros óleos lubrificantes automotivos
– Descarbonização de motores
– Boas Práticas na Lubrificação Automotiva

– SISTEMA DE ARREFECIMENTO
– Componentes do Sistema de Arrefecimento
– Radiador
– Bomba d’água
– Galerias e dutos de refrigeração
– Mangueiras
– Válvula termostática
– Sensor de temperatura
– Termo interruptor da ventoinha
– Ventoinha
– Resistência da ventoinha
– Circuitos de acionamento da ventoinha
– Fluído de arrefecimento
– Reservatório e tampa
– Solução de problemas
– Consequências do superaquecimento e boas práticas

– SISTEMA DE SOBREALIMENTAÇÃO
– Sobrealimentação Dinâmica
– Coletor de admissão variável
– Comando de geometria variável
– Sobre Alimentação Forçada
– Turbo-compressor
– Sobre alimentação por Compressor Mecânico (supercharger)
– Compressores mecânicos centrifugos
– Compressores tipo Lóbulos (Roots)
– Compressor tipo parafuso(twinscrew)
– Compressores Elétricos
– Sistemas Combinados

– SISTEMA DE PARTIDA
– Componentes do Sistema de Partida
– Motor de arranque e circuito de partida

– SISTEMA DE CARGA
– Componentes do Sistema de Carga
– Alternador
– Estator

– Rotor
– Regulador de voltagem
– Placa Retificadora

– SISTEMA DE ESCAPAMENTO E CONTROLE DE EMISSÕES
– Componentes do Sistema de Escapamento
– Coletor de escapamento
– Catalisador
– Abafador

SEÇÃO – MANUTENÇÃO

– RETIFICA
– Termos Usados na Retífica
– Standard
– Passe
– Brunimento
– Retificar
– Fluído de Corte
– Embuchamento
– Alargamento
– Rosquear
– Sacar estojo ou prisioneiro
– Alivio de taxa de compressão do motor
– Juntas mais espessas
– Redução do volume da câmara
– Pistões destaxados
– Soldagem
– Recomendações
– Verificação de Necessidade de Retífica

– Junta do cabeçote queimada
– Empeno do cabeçote
– Empeno no bloco
– Mistura de água com óleo
– Perda da compressão do motor
– Presença de água e/ou óleo na câmara de combustão
– Danos nos cilindros
– Dano às árvores
– Medição de folgas
– Medidas utilizadas em motores
– Medida de referência
– Tolerância
– Centésimos e milésimos
– Instrumentos de medidas
– Paquímetro
– Micrômetro de cilindros
– Micrômetro externo
– Calibre de lâminas
– Relógio comparador
– Régua de Verificação de empeno
– Plastigage

– MONTAGEM DE MOTORES

– Ferramentas
– Ferramentas Manuais de uso geral
– Chaves para porcas e parafusos de sextavado externo
– Chaves Allen e Torx
– Chaves de fenda e Philips
– Martelos de mecânico e macetes
– Ferramentas elétricas e pneumáticas
– Ferramentas especiais
– Torquímetro
– Bomba Almotolia
– Ferramentas de sincronismos
– Compressor de mola de cabeçote
– Cinta compressora de anéis
– Goniômetro transferidor
– Alicate expansor de anéis
– Montagem e Desmontagem
– Sequência de desmontagem
– Sequência de montagem
– Cuidados nos processos de montagem e desmontagem

– PROGRAMA DE MANUTENÇÃO

– Tipos de Manutenção
– Manutenção Preventiva
– Manutenção Corretiva
– Manutenção Preditiva
– Manual do Proprietário e de Serviço
– Boas práticas de manutenção de motores

– DIAGNÓSTICO DE MOTORES

– Método de Diagnóstico
– Histórico
– Método visual e auditivo
– Método de causa provável
– Método de teste e diagnóstico por equipamentos
– Exemplo de diagnóstico prático
– Principais Falhas Encontradas em Motores
– Vazamentos
– Barulhos
– Perda de potência e dificuldade na partida
– Consumo excessivo
– Aquecimento
– Queima de óleo

ÍNDICE DE FIGURAS
GLOSSÁRIO
REFERÊNCIAS
MÉTODOS
UM POUCO SOBRE O AUTOR

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